18 dezembro 2011

Cultura


Etmologicamente falando, é um conceito derivado do de natureza. Um de seus significados originais é" lavoura" ou "cultivo agrícola", o cultivo do que cresce naturalmente.


A palavra cultura se origina do verbo latino colo, que significou morar, ocupar, cultivar, lavrar a terra. Transposto para o passado, o adjetivo cultus era atribuído, na Roma arcaica, ao campo já cultivado, à terra que foi lavrada, não apenas no tempo presente, mas sucessivamente, por várias gerações.

Bosch, Hieronymus - "The Seven Deady Sins", c.1485.
A natureza humana não é exatamente o mesmo que uma plantação de beterrabas, mas, como uma plantação precisa ser cultivada - de modo que, assim como a palavra "cultura" nos tranfere do natural para o espiritual, também sugere uma afinidade entre eles.

Picasso, Pablo -" Les Demoiselles d'Avignon", 1907.

Nós nos assemelhamos à natureza, visto que, como ela, temos de ser moldados à força, mas diferimos dela uma vez que podemos fazer isso a nós mesmos, introduzindo assim no mundo um grau de auto-reflexividade a que o resto da natureza não pode aspirar.
Duchamp, Marcel - "Fountain", 1964 (replica of 1917 original)
São os interesses políticos que, geralmente, governam os culturais, e ao fazer isso definem uma versão particular de humanidade.
Kandinsky, Wassily - "Composition VI", 1913

A cultura como orgânica, assim como a cultura como civilidade, paira indecisamente entre faro e valor. Em um sentido, ela não faz mais do que designar uma forma de vida tradicional...
Mas já que a comunidade, tradição, ter raízes, solidariedade são noções que se supõe que aprovemos,

Valentim, Rubem - "Marco Sincrético da Cultura Afro-brasileira", 1978

ou pelo menos supunha-se até o advento do pós-modernismo, poder-se-ia pensar haver algo positivo na mera existência de uma tal forma de vida.

LAM, Wilfredo - "Les noces", 1947

Ou, melhor dizendo, no simples fato da pluradidade de tais formas. É essa fusão do descritivo e do normativo, conservada tanto de "civilização" quanto do sentido universalista de "cultura", que despontará na nossa própria época sob roupagem de relativismo cultural.



Numa sociedade civil, os indivíduos vivem num estado de antagonismo crônico, impelidos por interesses opostos; mas o Estado é aquele âmbito transcendente no qual essas divisões podem ser harmoniosamente reconciliadas.


Para que isso aconteça, contudo, o Estado já tem que ter estado em atividade na sociedade, e esse processo é o que conhecemos como cultura. A cultura é uma espécie de pedagogia ética que nos torna aptos para a cidadania política ao libertar o eu ideal ou coletivo escondido dentro de cada um de nós, um eu que encontra sua representação suprema no âmbito universal do Estado.
Miranda, Walter - "Idolatria Tecnológica VI", 2008

Se o real contém aquilo que o contradiz, então o termo "cultura" está determinado a olhar em duas direções opostas. A descontrução, que mostra como uma situação acaba forçosamente violando a sua própria lógica justamente na tentativa de aderir a ela, é simplesmente um nome mais recente para essa noção tradicional de crítica imanente. Para os românticos radicais, a arte, a imaginação, a cultura folclórica ou comunidades "primitivas" são sinais de uma energia criativa que deve ser estendida à sociedade política como um todo. Para o marxismo, que surge na esteira do romantismo, ela é uma forma bem menos exaltada de energia criativa, aquela da classe operária, que pode transfigurar a própria ordem social da qual é o produto.


*Trechos do livro: A Ideia de Cultura de Terry Eagleton



Um comentário:

  1. Muito legal e instrutivo Tio. Creio que vc gostou do assunto do seu TCC, corrija apenas a primeira parte pois tem uma palavrinha repetida.
    Parabéns por sua postagem e obrigada pela aula de cultura...rsrsr bjinhos

    ResponderExcluir