08 julho 2009

Ilha das Flores

"Pra não dizer que não falei das flores":


9 comentários:

  1. "não há flores na ilha das flores"
    Curta metragem espetacular, fica claro a realidade do ser com telencefalo autamente desenvolvido, dedo opositor e CAPITALISTA!! (logo, um ser humano)... ótima crítica, seria bom que todos assistissem, repensassem as atitudes e enxergassem uma pequena amostra do que é o cotidiano de muitos humanos de países subdesenvolvidos que tentam sobreviver a este sistema selvagem!

    parabéns pelo Blog professor =)

    abraço

    Naty

    ResponderExcluir
  2. Jaqueline
    Bom achei muito legal esse curta, porque além de ser algo artistico é reflexivo tbm, podemos dizer que esse tipo de curta trata se de um "tipo de silogismo" onde à ligaçoes entre os objetos citados com dedo opositor e telencefalo , que o ser humano adquiri, porem essas pessoas que tem o telencefalo autamente desenvolvido nao o valoriza porque é um alienado, onde seu "trabalho " nao é reconhecido e ele tem a liberdade mas nao ultiliza !
    Bom professor o que eu entendi foi isso!
    está ai meu comentarios !

    ResponderExcluir
  3. Mostra o quão capitalista o homem chega a ser, a ponto de colocar em primeiro lugar um animal (no caso o porco), à pessoas tão humanas quanto a si próprio.
    Se fala muito do que nos diferencia de um animal é que possuímos telencefalo autamente desenvolvido e polegar opositor. No entanto, o vídeo retrata é que os habitantes da Ilha das Flores tem apenas alguns minutos para pegar o que elas consideram comestível para si, quando o que elas vão selecionar na verdade são restos que não são considerados em bom estado sequer para alimentar o porco.

    São pessoas pobres, mas tão humanas quanto qualquer um de nós. Será que por ter uma condição menos favorável ela pode ser considerada inferior a um animal?
    Penso que na hora que questões como esta forem levadas a sério, aí sim, vamos poder dizer que saberemos realmente o significado de LIBERDADE.

    Camila.

    ResponderExcluir
  4. "Fofas", os comentários são excelentes, boas reflexões, mas não posso deixar de corrigir uma coisa: "altamente" é com "l". Leitura! Muita leitura. Só a leitura salva irmãs...

    ResponderExcluir
  5. Professor esse documentário é ótimo pois retrata a realidade de muitos brasileiros que assim como os moradores da Ilha da Flores vivem em condições sub-humanas, são refens do capitalismo que diante da falta de oportunidade e ganancia dos mais poderosos (políticos, empresarios, ricos, etc.)são obrigados a buscar no lixo o seu alimento.
    Como o documentário relata é absurdo um ser humano com um polegar opositor e um telencefalo altamente desenvolvido ficar abaixo dos porcos 'na fila de distribuição de lixo'.É uma ótima reflexão,que nos faz pensar se realmente vivemos em um país democrático com igualdade social.

    Lucas Paudarco Dias

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo Lucas, no Brasil não existe igualdade social, aliás é um dos países mais desiguais do mundo.

    ResponderExcluir
  7. Muitas pessoas verão o vídeo e se comoverão, mas concerteza poucos, bem poucos, vão fazer por onde evitar esse tipo de situação. Ver um vídeo e se comover não é suficiente.
    Devemos enxergar o nosso lado da culpa... Como criticar o Capitalismo, mas todos são capitalistas...Como criticar os políticos, mas quem vota ou deixa de votar somos nós...
    Qual a sua reação quando você vê um medigo na rua?

    éééé muiiito complicado.
    E ainda tem gente que reclama da Vida...

    Quando não são pessoas pegando em 5 minutos, para sobreviver, o que não serve de comer nem para os porcos... são pessoas morrendo de fome e de sede, as pessoas que colocamos no poder roubando e situações bem piores que todo deveriam tomar consciência fazer algo.

    ResponderExcluir
  8. Não sei se vocês repararam, mas nós não estamos do lado do dono do terreno. Nós estamos do mesmo lado dos catadores de lixo na divisão das exclusões sociais. Nós somos os que ficam com o lixo. E não são só os políticos corruptos que nos roubam, mas os grandes empresários do capital... Pensem a respeito, irmãos...

    ResponderExcluir
  9. PUXA AMIGO, SÓ AGORA TIVE TEMPO DE ESPIAR SEU BLOG...ESTÁ DIVINO.BJS ADOREI..ACHO QUE VOU EXIBIR PARA OS MEUS ALUNOS...ABRAÇOS

    ResponderExcluir