27 abril 2009

Bossa Nova dream

Antes dos anos 1950, a música popular brasileira era representada basicamente pelo samba, composto de ritmos binários e repetitivos e tendo a percussão como instrumento. Este era o estilo apreciado pelo povo, enquanto as classes dominantes ouviam o samba-canção: baladas compostas em ritmos simples, harmonia padrão e letras melodramáticas. Havia também a valorização das "grandes vozes", o cantar empostado, forte. Foi então que a Bossa Nova surgiu, como uma grande "onda que se ergueu no mar", entre as décadas de 1950-60, no Rio de Janeiro, particularmente, em Ipanema e Copacabana.


As inovações musicais, propostas pela Bossa Nova, modificaram o samba tradicional sensivelmente, com variações de harmonia, melodia e ritmo, que se tornou mais lento. A batida inconfundível do violão de João Gilberto e seus acordes dissonantes influenciou e foi influenciado pelo jazz. Surge, então, o conceito do "canto- falado", do cantar baixinho e a música brasileira se encheu de suavidade, brasilidade e leveza. Ao agregar valores da música erudita ao repertório popular - sobretudo com Tom Jobim ao piano - o movimento cresceu e, como um tsunami, avançou muito além das areias de Copacabana: a Bossa Nova ganhou o mundo. Garota de Ipanema é a segunda canção brasileira mais interpretada no mundo: mais de 150 gravações.


Vinícius não pode ser esquecido. Por fim, é importante dizer, a Bossa influenciou enormemente o Tropicalismo, que acrescentou às inovações musicais, o conteúdo engajado, num casamento perfeito. Caetano Veloso, grande admirador e discípulo de João Gilberto, disse certa vez sobre a Bossa Nova: "Melhor que isto só mesmo o silêncio, melhor que o silêncio, só mesmo João". Viva a Bossa ça ça!


50 Anos depois:


Exposição Bossa na OCA (2008)

Ouça www wave


2 comentários:

  1. Os jovens de hoje em dia não conseguem apreciar este tipo de música, o que eu axo uma falta de cultura, pois nós temos que cultivar a música que faz parte da essencia do país!

    ResponderExcluir
  2. AH! SE TODOS SOUBESSEM DOS MOVIMENTOS MUSI-CULTURAIS QUE SURGIRAM (E SURGEM) NESTE BRASIL A FORA.
    COM CERTEZA SE EXALTARIA MUITO MAIS A VERDADEIRA MÚSICA QUE TEMOS, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM, ESTÁ ENTRE AS TRÊS MELHORES DO MUNDO, JUNTO COM ESTADOS UNIDOS E CUBA. SALVE A BOSSA NOVA, O TROPICALISMO, TONS E CAETANOS....

    ResponderExcluir